terça-feira, 29 de março de 2022

Projeto BePart promove a participação dos jovens na gestão da escola


A Escola Secundária de Paços de Ferreira encontra-se envolvida, pelo terceiro ano consecutivo, no projeto BePart, um projeto Erasmus+ que tem como objetivo desenvolver, implementar e avaliar uma abordagem inovadora de participação dos jovens, promovendo uma educação inclusiva e o acesso a oportunidades de capacitação social e cívica. A Biblioteca Escolar tem, no presente ano letivo, colaborado ativamente na dinamização do projeto.

Estão envolvidos no projeto dois grupos de alunos, um constituído por 15 alunos do 9.º ano e outro por 5 alunos do 8.º ano de escolaridade.

Com base em dois modelos participativos, The CLEAR Participation Model e RMSOS Framework, os alunos procuram dar resposta a problemas identificados, por forma a contribuir para a sua resolução. Para tanto, criaram os projetos: “The Future Me” e “From Passive to Active”, respetivamente.

Com o projeto “The Future Me”, os alunos do 9.º ano pretendem impulsionar a orientação profissional de todos os alunos do 9.º ano, com a colaboração do Diretor da Escola, do Gabinete de Apoio ao Aluno (Psicólogos e Técnicos Educativos), da Família, dos Professores e da Autarquia, através da realização encontros com pessoas de diferentes profissões, da organização de sessões de esclarecimento e da promoção do acompanhamento, pelos alunos, por um dia, dum profissional da profissão pretendida.

Os alunos promotores do projeto “From Passive to Active” querem contribuir para a intensificação da utilização de metodologias ativas de aprendizagem, propiciadoras de desafios que os tornem mais ativos na aprendizagem e que envolvam o trabalho colaborativo e de projeto, estando abertos a refletir sobre qual o seu papel na aprendizagem e sobre como podem contribuir para a mudança. Para isso, solicitaram, para já, a colaboração dos seus Professores que, com o apoio da Biblioteca Escolar, se mostraram disponíveis para implementar com maior frequência metodologias ativas.

Oportunamente, decorrerão eventos para disseminação do projeto. 

Siga o projeto no Instagram: @be.part.project

Sem comentários:

Enviar um comentário